O que é Candidiase?

Posted | 7 comments

O que é Candidiase?

A candidíase é uma infecção resultante do crescimento excessivo de um fungo de levedura que pode aparecer em qualquer parte do corpo. A candidíase é causada pelo fungo cândida albicans e é um fungo muito comum. Existem mais de 20 espécies de cândida, sendo a maioria delas cândida albicans. Estes fungos vivem na superfície dos nossos corpos.

Em certas condições estes fungos multiplicam-se tanto que causa infecções, especialmente em áreas quentes e húmidas do corpo. Alguns exemplos de candidíase são a candidíase oral, candidíase genital, candidíase na pele e em outros lugares.

Alguns fatos sobre a candidíase:

  • A candidíase ocorre normalmente em áreas quentes e húmidas no corpo, como nas axilas. Normalmente a pele bloqueia a levedura, mas qualquer corto ou dano na pele faz com que o fungo penetre a pele.
  • As áreas afetadas em bebês incluem a boca e a zona da fralda.
  • A candidíase vaginal é a forma mais comum de vaginite e também chamada de infecção urinária.

Em adultos a candidíase oral torna-se mais comum ao longo da idade. Os adultos também podem ter infecções à volta das dentaduras, nas dobras da pele debaixo do peito e do abdômen inferior, debaixo das unhas ou debaixo de outras dobras de pele. A maioria destas infecções de cândida é superficial e ficam facilmente curadas quando tratadas. As infecções debaixo das unhas requerem um tratamento mais prolongado.

Em casos raros a candidíase pode espalhar-se pelo corpo todo. Numa candidíase sistêmica (quando o fungo entra na circulação sanguínea e se alastra por todo o corpo), mais de 45% das pessoas podem morrer. Mesmo a candidíase oral ou vaginal pode causar doenças críticas e o fungo pode ser mais resistente ao tratamento normal.

A candidíase pode ser um sinal de uma doença mais séria como a diabetes, leucemia ou o AIDS.

Quando Falar com o Médico?

Se em crianças e adultos saudáveis a candidíase persistir depois de um tratamento, ou se os sintomas pioram, deve consultar o seu médico. Todas as pessoas com um sistema imunitário enfraquecido devem contatar o seu médico quando notarem novos sintomas ou infecções.

Candidíase Vaginal

Nas mulheres existem várias doenças que podem causar corrimento vaginal não relacionadas com a menstruação, como a gonorréia, clamídia, triconomiase, e a vaginite bacterial.

Se você tem corrimento vaginal e não tem a certeza se tem candidíase deve consultar o seu médico.

Se candidíase é recorrente deve consultar o seu médico e estudar os métodos de tratamento naturais e preventivos da candidíase. Uma candidíase recorrecente pode ser um sintoma de uma doença escondida como a diabetes, leucemia ou o AIDS.

Outros sintomas como corrimento de sangue, dores abdominais, febre ou urinar com mais freqüência também podem ser indicadores de problemas maiores.

Candidíase Oral

Aftas ou sapinhos severos requerem medicação e uma visita urgente ao médico. Se as crianças não ingerirem líquidos durante mais de 12 horas deve contactar o seu médico.

Qualquer febre ou problemas prolongados com a alimentação ou hidratação também requerem uma visita ao médico.

Candidíase em Crianças e Bebês

A micose na virilha ou outro tipo de candidíase na pela pode ser tratada com pós de nistatina (Mycostatin, Nilstat, Nystat-Rx, Nystex, O-V Staticin) ou cremes e loções fungicidas.

Se a candidíase piorar ou se as lesões não desaparecerem em 1 ou 2 semanas contacte o seu médico.

Sintomas como a febre, arrepios, náusea, vômitos ou se a candidíase se espalhar para outras partes do corpo podem ser um sinal de uma doença mais grave.

Sistema Imunitário Enfraquecido

As pessoas com um sistema imunológico enfraquecido devem tratar a candidíase como um problema sério e fazer um tratamento imediato e agressivo. A infeção pode indicar que o seu sistema imunitário não está a funcionar bem. O médio deve avaliar quaisquer sintomas de uma infecção do vírus cândida com seriedade.

Se você já está em tratamento para candidíase e os sintomas pioram ou não estão a melhorar, notifique o seu médico.

Sintomas como febres, arrepios, vômitos, fraqueza, outras doenças e se a candidíase se espalhar você deve ir para um médico imediatamente.

Quando Ir para o Hospital?

A maioria dos casos de candidíase não tem de ser tratados no hospital. Pessoas com o sistema imunitário enfraquecido podem ter infecções mais graves, mas isso não obriga a hospitalização.

As mulheres devem ir para o hospital quando tiverem corrimento vaginal acompanhado de febre, arrepios, náusea e vômitos, ou dor abdominal. Estes sintomas podem indicar um problema mais sério como infecções renais, apendicite ou uma inflamação pélvica. Neste tipo de situação deve ser feito um diagnóstico o mais rápido possível.

Se as aftas e a candidíase oral interferem com a capacidade de ingerir líquidos ou alimentos durante períodos longos, pode tornar-se necessário a hospitalização para utilização de tratamentos mais agressivos e para restabelecer a hidratação do corpo.

As infecções de candidíase na pele raramente requerem tratamento hospitalar.

Pessoas com um sistema imunitário enfraquecido correm o risco dos fungos cândida se espalharem para a corrente sanguínea ou para os órgãos internos, que podem tornar a doença fatal. Medicação intravenosa pode ser necessária para combater este tipo de doença sistêmica. O seu médico deve investigar os sintomas da doença com urgência.

7 Comments

  1. Sinto muitos destes sintomas e penso que estou quase morrendo só que não morro e estou aguentando mais um dia sempre até hoje. E através deste site descubro que posso ter tudo menos o que eu pensava mas eu penso que seja candida mesmo só que em estado evoluído porque dói tudo em mim menos os ossos, do resto; que é interno tudo sempre está com dor e já venho indo ao médico desde que começou as dores mas só melhoram e voltam. Agradeço ao site que ajuda no esclarecimento das doenças humanas.

  2. A minha namorada durante o sexo sem preservativo, a vagina dela liberta uma ESPUMA BRANCA com um cheiro normal, o que pode ser? É sintoma duma doença ou é algo normal?

  3. Boa tarde. Há alguns dias acordei com uma vontade imensa de ir ao banheiro para fazer xixi e não saiu quase nada e em menos de 10 minutos isso continuou. Fiquei desconfortável, dai vi que na calcinha havia um creme branco, nojento. Fui ao médico para colher o papanicolau hoje e no colhimento o mesmo disse que estou com cândida. Fiquei enojada e com vergonha. Disse ser normal, que acontece isso com as mulheres. Me passou nitrato de miconazol por 14 dias. Disse para usar preservativo nas relações até essa “coisa” sumir, para não passar para o marido. É seguro depois de 14 dias em tratamento dizer que esse fungo sumiu do meu corpo?

  4. Tenho candidiase uma vez por ano, já percebi que sempre no mesmo período e por curto espaço de tempo (3 dias), me auto-medico com fluconazol e resolve, mas minha dúvida seria se é normal? Também percebo que só tenho candidiase quando o clima muda, isso é normal?

  5. Estou fazendo o tratamento para a candidiase há três dias e notei muito pouca melhora. Gostaria de saber se é normal a recuperação ser lenta?

  6. Olá amigo, a espuma que é liberada na vagina pode ser causada pelo atrito do líquido seminal que é expelido durante todo o processo de relação sexual pelo canal do penis, fique tranquilo, geralmente é normal.

  7. Tive bom resultado da última vez utilizando 1 gota de óleo essencial (puro) de melaleuca no absorvente (externo), durante 15 dias. Mas é importante ressaltar a importância do fortalecimento do sistema imunológico para que a candida não volte a se manifestar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>