Sintomas da Candidiase

Posted | 46 comments

Os sintomas da candidíase podem variar dependendo do local da infecção e do tipo de infecção. Existem dois tipos de infecção: infecção aguda e a infecção crônica ou recorrente.

A candidíase pode aparecer em vários locais: boca, pele, dobras da pele, unhas, esôfago, intestino, ânus, vagina, pênis ou na bexiga.

Para curar a candidíase é necessário entender o que afeta e cria este problema. Desta forma você está nas melhores condições para combater o problema. Leia este artigo com atenção!

Infecção Aguda de Candidíase

Na candidíase de infecção aguda os sintomas desenvolvem-se rapidamente e desaparecem quando tratados. Os sintomas podem aparecer de novo mas entre estas crises o paciente leva uma vida normal e sem grandes problemas. As infecções agudas são mais fáceis de tratar através de pomadas e antimicóticos.

Este tipo de infecção de candidíase pode ser causado por transmissão sexual, utilização de roupas justas ou causas gerais explicadas mais abaixo.

Apesar das infecções agudas de candidíase serem mais fáceis de tratar, a utilização de tratamentos reativos como as pomadas e os antimicóticos são muitas vezes insuficientes para prevenir infecções futuras.

Infecção Crônica ou Recorrente de Candidíase

As infecções crônicas de candidíase ocorrem quando o fungo do cândida já criou hifas dentro dos tecidos da sua pele. Hifas são colônias de fungos que vivem nos tecidos da pele e que dão origem a infecções recorrentes.

As infecções recorrentes de candidíase são muitas vezes um sintoma de outro tipo de doença mais grave e é recomendado fazer um check up para eliminar essa hipótese. O que acontece é que outro tipo de doença enfraquece o sistema imunológico e o corpo não tem forças suficientes para manter o fungo do cândida em ordem.

A candidíase crônica não pode ser tratada com antibióticos, pomadas ou com outro tipo de remédios. Neste caso é necessário um tratamento pró-ativo que fortalece o sistema imunológico e é necessário tratar as doenças que estão a enfraquecer o seu sistema imunológico.

Sintomas Gerais da Candidíase

Um dos sintomas da candidíase é ter corrimentos e pus sem cheiro. Quando o pus tem um odor forte, não é um sintoma de candidíase e é provável que seja um sintoma de outra doença. Existe a hipótese de haver mais do que uma razão para haver estes tipos de corrimento, pode ser a candidíase e outro problema que ainda não foi diagnosticado.

Nas mulheres os sinais de uma infecção de candidíase vaginal são um corrimento branco que é espesso e muitas vezes descrito como tendo aspeto de queijo fresco. A infecção costuma causar comichão e irrita a vagina e os tecidos envolventes. Em alguns casos pode haver dor no ato sexual ou ardor ao urinar.

Em bebes e adultos as infecções de candidíase pode aparecer de diversas formas.

A candidíase oral pode ser chamada de aftas ou sapinhos. Manchas grossas e brancas numa base vermelha podem formar-se na língua, no palato ou em outros lugares da boca. Estas manchas podem ter aparência similar a leite na boca, mas as manchas não podem ser removidas. Se as placas brancas são removidas com uma lâmina ou um aplicador os tecidos que estão por baixo podem sangrar. A infecção também pode fazer a língua ficar vermelha sem as manchas brancas. A candidíase oral pode ser dolorosa e torna a alimentação difícil. É necessário tomar atenção para que uma pessoa com candidíase oral não fique desidratada.

As leveduras que levam à candidíase vivem de forma natural na nossa pele, o problema surge quando há quebras e ferimentos na pele que promovem o seu sobre desenvolvimento. Tipicamente isto ocorre quando o ambiente está quente e húmido como nas fraldas dos bebes e nas dobras de pele. As infecções de candidíase na pele aparecem como uma alergia vermelha com extremidades bem definidas. Normalmente existem pequenas irritações de pele à volta da mancha grande que são chamadas de lesões satélite. Estas manchas podem causar comichão e dores.

Em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido a candidíase pode afetar vários órgãos internos e causar dor e disfunção no órgão. Pessoas com sistemas imunológicos suprimidos devido ao AIDS, quimioterapia ou outras condições similares podem contrair uma candidíase chamada de esofagite no sistema gástrico superior. Esta infecção é similar à candidíase oral, mas estende da boca para o esôfago e para o estômago. A candidíase no esôfago pode causar úlceras dolorosas ao longo do sistema gástrico, tornando dolorosa até a ingestão de líquidos. Se a infecção se espalhar até aos intestinos a alimentação pode ser mal absorvida. Pessoas com este problema ficam em risco de ficar desidratadas. Dores abdominais, náusea e vômitos também podem estar associados a esta condição.

Se o fungo Cândida entra na corrente sanguínea a pessoa pode ficar doente com ou sem febre. Se a infecção se espalhar até ao cérebro, o paciente pode ter mudanças agudas no funcionamento mental e no seu comportamento.

46 Comments

  1. Como faço para tratar candidiase, pois ja tomei remédios como o floconazl e secnidasol e não teve jeito. O que faço? Tem um exame mais especifico para isso?

    • Olá. Eu tenho candidiase, já usei mais de 4 pomadas os remédios floconazol, secnidasole, outras e nada. Já faz meses que estou com essa doença e com todos esses sitomas: ardência no ato sexual e depois que faço relação fica por muitas horas ardendo até mesmo na hora de urinar. Já fui no meu médico várias vezes, depois dos rémedios aliviou bastante mas não curou, o que devo fazer?

      • Boa noite, estou com todos os sintomas da candidíase e já tomei fluconazol durante 4 semanas 1 comprimido por semana e usei a pomada local e não resolveu o problema completamente. O aspecto da vagina melhorou só que quando o tempo está muito quente eu sinto muita ardência quando vou ao banheiro… Não sei o que fazer, pois isso está me incomodado demais e ao meu marido também. Eu passei pra ele a doença e o pênis ficou cheio de bolhinhas mas apos o uso do fluconazol ele melhorou… Me responda pois estou muito aflita… Desde já obrigada.

    • Oi. Tenho uma dúvida referente à candidíase que gostava de poder esclarecer. Eu estive lendo este artigo e percebi que tenho todos os sintomas desta doença, no entanto, há um dos sintomas que so tive uma única vez: o corrimento branco e espeço. Será que se trata mesmo de candidíase?

      Já agora, tenho outra dúvida que creio que me pode exclerecer: a candidíase vaginal, ao se manifestar a primeira vez, torna-se constante? Ou seja, se alguns dos sintomas aparecerem durante alguns dias, e se mais tarde estes virem a desaparecer ou a melhorar, pode-se tratar realmente de candidíase vaginal?

    • O melhor medicamento é a nistantina.

  2. Oi. Acho que estou com candidiase, pois tenho todos os sintomas, corrimento branco e espesso, irritação, vermelidão, e ardencia ao urinar, qual remedio seria melhor para tratar e curar o mais rapido possivel?

    Ah, tentei transar com meu namorado mas tive muita dor, ele pode ter pego tambem?

    Aguardo a resposta, obrigada!

    • Bom dia, venho por meio desse site pedir ajuda. Há duas semanas atrás comecei com uma coceira e um corrimento branco, liguei para meu ginecologista que por telefone me indicou a pomada Nistatina e a tomar 2 comprimidos de Fluconazol, um em cada semana. Na primeira semana o meu corrimento escureceu e chegou a sair sangue, meu médico novamente por telefone disse ser normal. Ontém tomei o outro comprimido, o corrimento e a cosseira passaram, mas fui ter relação com meu esposo (que também esta tomando o medicamento, mas não apresentou nenhum sintoma), e senti muita dor e estou sem lubrificação nenhuma. Por favor me ajudem, pois tudo que pergunto ao meu médico por telefone, ele diz ser normal. Aguardo resposta. Obrigado.

  3. Oi. Acho que tenho candidiase pois tenho alguns sintomas como: coceira, corrimento, irritação, será que tenho mesmo candidiase? Quando tenho relação sexual sinto dores, não é toda vez… mas sinto. Será que meu namorado pode pegar?

  4. Oi, estou com uma coçeira horrivel. Piora mais à noite. Minha vagina fica vermelha e inchada é horrivel. No ano passado também tive isso e tomei o remédio e usei a pomada 14 dias, mais agora voltou de novo. O que eu faço?

  5. Oi, gostaria de poder tirar uma dúvida, recentemente apareceu no meu penis alguns pontinhos vermelhos como se fossem fincadinha de agulha. Será que estou com candidiase? O que devo fazer?

    • Estou com sintomas de candidiase, nunca tive isso. Transei com meu namorado este fim de semana sem preservativo ele pode ter se infectado, ou peguei dele mesmo? Estou confusa pois faço a higiene sempre depois do ato sexual. E só tenho um parceiro. Aguardo resposta.

      • Eu tive candidiase no começo do ano, fui na ginecologista e tratei. Segundo ela foi devido ao uso de roupa justa, mais após alguns meses ela voltou, mais apenas com o corrimento, não tenho odor, nem dor na relação, nem irritação e eu não voltei a tratar. Só agora em dezembro que eu voltei na médica e ela me passou uma pomada chamada cloridrato de miconazol por 14 dias e fluconazol por 6 meses, esse tratamento esta correto? Já que li mais acima que quando a candidiase é recorrente, não deve ser tratada com pomada, e o que mais eu posso estar fazendo pra não voltar a ter esse fungo? Preciso esterelizar minhas calçinhas? Como faço isso? Obrigada.

      • Oi boa noite! Ontem senti minha vagina a arder, tive coceira e saiu um corrimento branco tipo leite coalhado, sem odor. Levei bem com arrroeida, e depois aliviou, só que continua saindo uma secreção só que dessa vez tipo pus tabmém sem odor. Pode ser candidiase?

  6. Fui ao urologista após várias relações com meu namorado e ele sentindo muita dor. Descobri que estou com candidiase, estou arrasada, o que devo fazer para tratar? Por favor, me ajudem.

    • Cetaconazol é um dos melhores remédios.

  7. Normalmente se usa nitrato de miconazol (1 tubo) ou nistatina, com aplicação tópica por cerca de 10 a 14 dias. Mas o importante é consultar um profissional para que amostras sejam colhidas e examinadas em laboratório para confirmação da candida, pois pode ser outra doença.

  8. Oi. Eu tive candidiase, sou casada e tenho relações como todo casal. Ao sentir os sintomas tivemos relações e então tivemos os sintomas também mas passou depois de uns dias… Mas em mim voltou, então fui ao médico e comecei a usar a pomada!

    A minha dúvida é: meu marido também tem que fazer o tratamento, pois também teve sintomas sendo em mim o mas evidente? Agora ele tem reclamado de coceiras que vem e passam, mas eu tenho medo de ter relações e volta em mim novamente? O que acha?

  9. Boa noite, estou com todos os sintomas da candidiase e já tomei fluconazol durante 4 semanas 1 compromido por semana e usei a pomada local e não resolveu o problema completamente. O aspecto da vagina melhorou só que quando o tempo está muito quente eu sinto muita ardência quando vou ao banheiro… Não sei o que fazer, pois isso está me incomodado demais e ao meu marido também. Eu passei pra ele a doença e o penis ficou cheio de bolhinhas mas apos o uso do fluconazol ele melhorou… Me responda pois estou muito aflita… Desde já obrigada.

  10. Acho que estou com candidiase, pois tenho todos os sintomas: corrimento branco e espesso, irritação, vermelhidão e ardencia ao urinar. Qual remédio seria melhor para tratar e curar o mais rápido possivel? Ah, tentei transar com meu namorado mas tive muita dor, ele pode ter pego tambem? Aguardo a resposta, obrigada!

  11. Boa noite, estou numa dúvida cruel, nunca senti ardência na relação e tenho um companheiro só. Só que ele, tenho minhas dúvidas, dorme muito fora de casa e etc. Posso ter pego isso dele? Desde já muito obrigado. Por favor preciso de respostas.

    • Boa noite! Pode até ser, mais também se pega em piscinas e outros contatos!

  12. Olá! Tenho um corrimento vaginal amarelado e mal cheiroso, será que é candidiase? Já usei umas pomadas mas não acabou. Como posso saber se é candidiase? Tem algum exame que eu possa fazer que detecta? Obrigado.

  13. Olá, tenho 20 anos. Creio que estou com candidiase na boca, usei nistatina e já está saindo, continuo o uso até sair totalmente? Tive também apos uma relação sexual alguns pontinhos vermelhos no penis, mas sem usar nada desapareecu rapido. Posso ter pego algo com minha parceira? Ja tive problemas com manchas na pele (uma especie de pano branco) fiquei uns 2 anos tratando, o qual apenas com o uso de tetraciclinas para combater bacteria adiantou. Tenho a imunidade baixa contra bactérias? Diabetes? Aids? Estou preocupado. Obrigado.

  14. Tenho ese problema e tenho sofrido muito com isso. Mesmo sendo medicada ela volta, sou muito estressada e meu medico disse que tem haver com isso? Que podem vocês fazer para me orientar?

  15. É possível que a pessoa contraia a candidíase e não manifestar sintomas? Se eu estiver com a doença, meu namorado pode pegar e não ter sintomas?

  16. Preciso de ajuda, estou com corrimento branco como se fosse leite calhado, sem cheiro, muita ardência e com a vagina irritada como se tivesse inchada, dor ao fazer sexo. Já usei (TRIVAGEL-N, GYNBEN, TETRACICLINA + ANFOTERICINA B, TROK-N, ONCILON-M, FLUCONAZOL 150 uma vez por semana durante 8 semanas, lavagem com bicarbonato, iogurte natural) e nada resolve, estou indo ao médico desde janeiro quando começou, e até agora não tenho uma solução. Por favor me ajudem.

    Aguardo uma resposta. Grata desde já. Conceição

  17. Estou com candidiase e já fiz tratamento com fluconazou e secnidazou em dose única. Fiz a primeira dose e dias depois voltou tudo de novo, não sei o que devo fazer. Me digam o que fazer por favor, não aguento isso. Agredeço resposta, Jeovana.

  18. Estou com candidiase, sempre volta já fiz varios tratamentos, o que faço agora? É muito desconfortável, coça bastante e vem com aspecto de nata de leite. Por favor me oriente!

  19. Olá. Eu tenho candidiase, já usei mais de 4 pomadas os remédios floconazol, secnidasole, novacort e outras e nada. Já faz meses que estou com essa doença e com todos esses sitomas: ardência no ato sexual e depois que faço relação fica por muitas horas ardendo até mesmo na hora de urinar. Já fui no meu médico várias vezes, depois dos rémedios aliviou bastante mas não curou, o que devo fazer?

  20. Fui a uma medica e esta me analisou fizemos vários exames para detectar outras doenças e não foi diagnosticado nada e pelo sintomas ela falou que era CANDIDÍASE. Meus sintomas são Alguns pontos de VERMELHIDÃO nas mãos, no pênis ele esta ficando VERMELHO e inchado, no lábios ficam bem vermelhos e incham um pouco e depois que tomo a medicação de ITRACONAZOL 100mg melhora mas dai com pouco tempo volta e em todos estas áreas do corpo alem de ficar irritado coçar bastante, não sei mas o que fazer, gostaria de saber se alguém pode me ajudar.

  21. Tenho sempre candidiase e já fiz o tratamento com o fluoconazol e nada resolveu. E sempre quando ela aparece faço o uso do Gino-Pletil vaginal e também tem um efeito paleativo, e não está sendo eficaz, pois sempre aparece depois que menstruo. Será que pode ser o absorvente que tem dado esse problema? Por favor, me ajude, não aguento mais esse problema constante na minha vida.
    Aguardo respostas.
    Obrigada.

  22. Acho que estou com candidiase, porém sou virgem, então será que foi por causa de roupas apertadas? E é normal os corrimentos sumirem toda vez que fico menstruada? Quando estou menstruada, o corrimento desaparece, não fica mais vermelho e inchado e não coça, porém assim que a menstruação acaba, volta tudo de novo. Como eu poderia curar isso?

  23. Tenho o corrimento branco e espesso mas sem cosseira e dor na região da vagina mas sim mais ou menos na região da cicatriz da cesariana no momento do ato sexual, mas tambem não é sempre que temho essa dor. Pode ser candidiase?

  24. Ola tenho candidiase. Já passei no ginecologista várias vezes, já usei 3 pomadas diferentes como ginopletil e nada, volta sempre. Não aguento mais ir ao ginecologista. Como posso cuidar em casa? Que tipo de remedio posso usar?

  25. Após ter tido relação com meu namorado, comecei a ter corrimento intenso, branco e coceira na vagina, onde ficou ardendo muito! Depois começou a coçar a região entre as nádegas e depois sentir como se estivesse cortado, muito encomodo e doi! Não estou fazendo nenhum tratamento, apenas fazendo a higiene correta. Qual deve ser meu tratamento, qual medicamento devo usar?

    • Vá ao médico! Já tive uma candidíase assim após tomar antibióticos, fiquei muito machucada da vulva ao anus, ressecada, cheia de microcortes, muita coceira… A candidíase não é uma doença, é apenas um fungo, porém apenas a higiene correta não funciona como tratamento, mas sim como prevenção. Minha ginecologista me disse que é comum ter algum tipo de infecção vaginal pelo menos uma vez ao ano, não é nada preocupante. Só que é preciso tratar, se não ela piora, melhora, vai embora, volta dias depois… Vira um problema muito chato e recorrente. Vá mesmo ao médico, em vinte dias você não terá mais nada e será um alívio. De qualquer forma, uma vez que tive candidíase tomei cetoconazol por 5 dias, dois comprimidos por dia (juntos), e usei o cetoconazol creme (a pomada!) nas regiões afetadas por 25 dias, duas vezes ao dia. Mas é um remédio forte, se você tem qualquer problema no fígado não deve tomar, pode ser muito perigoso. Também não pode usar este medicamento junto de vários outros remédios pra várias coisas…

  26. Olá. Estava só com uma coceirinha gostosa, usei Hebrin, ardeu mas que tudo… no outro dia novamente… parou de coçar. Quando fui ter relação sexual, não sentir nada desagradável, mas fiquei preocupada por causa de um liquido, feito coalhada que saiu de mim… Será que isso é Candidíase? Me ensinaram fazer uns supositórios de babosa: Pegar a babosa, tirar a casca, fazer uns supositórios do sabugo, colocar dentro de papel alumínio, colocar dentro do congelador por 20 minutos, só pra ficar um pouco duro e introduzir na vagina… To fazendo isso todas as noites e estou melhorando… Não tenho mais coceira de jeito nenhum. Babosa é um santo remédio.

  27. Eu também estou com o sintomas parecidos! Mas essa coceira e vermelhidão, vem sempre antes da menstruação ou depois! Parece até uma assadura e algumas vezes passou pro anus! Eu tomei o comprimido metronidazol 2 comprimidos de 250mg por 7 dias! A coceira no anus melhorou! Mas a da vagina só alivia! E lavo a vagina com xampu dove! Mas só alivia! Vou pedir pro medico o exame de secreção vaginal porque pode ter uma bacteria envolta do utero!

  28. Oi, faz dias que notei algo estranho na região da minha vagina e anus. Tive coceiras, escorrimento e o aparecimento de alguns carocinhos. Logo no canal da minha vagina tem uma mancha como se fosse um afta, e tenho visto que todos esses meus sintomas se relacionam com a candidiase. Estou muito preocupada, tenho apenas 16 anos e ainda sou virgem. Então devo ter contraido o fungo pois eu passo o dia inteiro com roupa justa da farda do colégio. Estou muito preocupada mesmo, preciso muito de ajuda, o que você pode me recomendar a fazer?

  29. Tenho sentido os sintomas da candidiase há 2 anos. Já passei pelos médicos e nada adiantou. O que devo fazer?

  30. Eu sou muito alérgica e minha imunidade sempre fica baixa. Tenho coceira, corrimento, ardência ao urinar e dor nas relações sexuais. Sei que tenho candidiase, mas recentemente apareceu na minha vagina um caroço, tipo um furunculo e um pequeno machucado como uma afta. Gostaria de saber se esse machucado tambem pode ser sintoma da candidiase ou se e outra coisa. Obrigada.

  31. Tenho os sintomas, como posso tratar?

  32. Alo, já por algum tempo, algumas vezes minha vagina parece que está queimada, e quando isso acontece, também arde muito. O doutor chegou a dizer que é pelo fato da atrofia que tenho. Agora, não sei por que, ficar sentada me incomoda, parecendo que toda essa area está mal, me dando inquetação. Parece, que os ossos que formam essa parte estão com problemas também. Que será? Por favor, dê sua opinião.
    Obrigada.

  33. Oi! Estou sentindo dor ao ter relaçções, com coceiras que não param e dores em volta. Estou com medo e não sei o que fazer. O que é? E o que devo fazer?

  34. Oi, eu tomei o metronidazol e não melhorou. Será porque o meu marido também não tomou, tenho que tomar de novo?

  35. Já tive candidiase à um tempo atrás e tratei com secnidazol e com nistantina. Agora quando tenho relações sexuais sinto bastante dor e um dos meus pequenos lábios incha e fica avermelhado e dolorido principalmente quando urino! Isso também é um sintoma de candidiase?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>