Tratamento da Candidiase

Posted | 13 comments

A maioria das infecções de candidíase pode ser tratada com medicamentos com ou sem receita médica. O tratamento de uma infecção de candidíase dura cerca de uma semana a tratar, mas se outra doença enfraqueceu o seu sistema imunitário deve consultar um médico. Se não for ao médico depois de ter sintomas novos arrisca-se a uma infecção mais grave.

Este artigo serve para familiarizar os pacientes com candidíase com os diferentes medicamentos para tratar os ataques do fungo mas o mais importante é tomar passos para prevenir o aparecimento da doença. Para prevenir futuros ataques de candidíase existem vários passos a seguir dependendo da sua situação. Para mais informação veja o artigo sobre como prevenir a candidíase.

Candidíase Vaginal

Na maioria dos casos as mulheres podem tratar a candidíase em casa com remédios que não necessitam de receita médica. Estes medicamentos sem receita incluem:

  • miconazole (Micon 7, Monistat 3, Monistat 5, Monistat 7, M-Zole Dual Pack)
  • tioconazole (Monistat-1, Vagistat-1)
  • butoconazole (Gynazole 1)
  • clotrimazole (Femcare, Gyne-Lotrimin, Mycelex-G)

Deve massagear estes remédios dentro e à volta da vagina durante 1 a 7 dias, dependendo do medicamento. Se a área afetada ficar com mais irritação ou agravamento da candidíase pare imediatamente.

Se estiver grávida consulte um médico antes que qualquer tratamento.
No caso dos sintomas da candidíase se manterem durante mais do que uma semana deve consultar o seu médico.

Candidíase Oral

No caso da candidíase oral deve procurar um medicamento com o anti fungico nistatina para bocejar. Deve manter uma higiene oral excelente para não ter bactérias na boca.
No caso de ter uma criança com candidíase oral deve esterilizar todos os objetos que a criança mete na boca.

As mulheres que estão a amamentar devem ir a um médico para ver se tem candidíase nos seios.

Quem tem dentaduras deve lavá-las muito bem depois de usar e manter uma higiene oral excelente.

Os adultos têm várias opções de tratamento disponíveis que as crianças não têm. Estes medicamentos incluem pastilhas de nistatina ou outros anti fungicos que ajudam a eliminar a infecção.
Quem tem candidíase oral deve manter uma higiene oral excelente para não facilitar a multiplicação do fungo.

Candidíase na Pele

No caso da candidíase em outras partes do corpo o melhor remédio e a aplicação de pomadas e loções de clotrimazole. Para outros tipos de medicamentos é necessário uma receita médica.

Deve manter a área afetada seca e limpa. No caso da candidíase na zona das fraldas é necessária a troca freqüente de fraldas e a utilização de cremes barreira para acelerar a recuperação.

13 Comments

  1. Oi, eu estou grávida e com corrimento e coceira. Tenho que usar protetor toda hora, e está com odor. O que eu faço para tratar disto estando grávida? Será que não é melhor espera ter o bebe para depois iniciar um tratamento? Ou eu posso usar alguma pomada que não atrapalha na minha gravidez?

  2. Estou com candidiase e não sei qual remédio usar… Qual e o melhor para candidiase vaginal??

  3. Olá, eu sempre tenho esse problema devido ao meu trabalho pois uso muito calça jeans, parece até uma coisa crônica. Gostaria de saber se a candidiase impede a mulher engravidar.

  4. Boa tarde! Estou grávida e estou com uma leve iritação na vagina, às vezes sinto calor quando ocorre um corrimento branco. Como devo tratar?

  5. Oi, eu estou com irritaçães na vagina há 3 dias e estou usando miconazole. Eu queria saber se eu tenho que tomar algum remédio para acompanhar a pomada???

  6. Estou com candidiase há dois dias; faço sempre o tratamento e ela volta, o que devo fazer? Tenho candidiase vaginal.

  7. Oi, meu nome é Sabrina. Eu tenho muita coceira depois da tranza, e quando eu coço logo depois sai sangue. Alguns dias depois sai um corrimento amarelo e com um forte odor.

  8. O que eu posso tá fazendo pra aliviar a coceira?

  9. Nossa, não sei o que está acontecendo. Já estou ficando preocupada, estou com uma coceira horrível, escorrimento tipo pus verde, amarelado. Me ajudem, não sei o que fazer. A dor aumenta na bexiga,estou desesperada até sem apetite, agradeço… Que Deus abençoe!

  10. Estou grávida e sinto um mau cheiro quando estou no ato sexual. Posso usar alguma pomada?

  11. Minha esposa sofre de candidiase no esófago, já fez vários tratamentos com antibióticos, teve uma redução na quantidade de pontos brancos no esôfago mas continua tendo problemas. Já que tem dificuldade em se alimentar, provocando vômitos ao ingerir os alimentos, qual seria um tratamento correto para terminar de vez com esse sintomas?

  12. Quero receber informações gerais sobre prevenção e tratamento da candidíase.

  13. Olá, gostaria de informações preventivas e também corretivas para tratamento da candidíase recorrente. Eu tive à pouco tempo e fiz tratamento com a pomada e também com Fluconazol, tomei um comprimido por semana durante quatro semanas, a cândida desapareceu, mas uns quinze dias depois comecei a sentir pequenos incômodos, não como antes, mas senti, neste momento sinto que estou ainda com eles na forma leve. Neste caso, repito o tratamento ou teria alguma alternativa de fitoterápico que eu pudesse testar, ouvi falar da Aroeira e também do bicarbonato para lavagem íntima, são aconselháveis? Aguardo ajuda, desde já, obrigada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>